terça-feira, 27 de agosto de 2013

Castelo dos Mouros - Sintra, Portugal



"Serpenteando por dois cumes da Serra de Sintra, o Castelo remonta aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros, no século VIII.

Após a conquista de Santarém, o rei D. Afonso Henriques impôs um cerco a Lisboa, que se estendeu por três meses. Embora o Castelo de Sintra se tenha entregue voluntariamente após a queda de Lisboa, reza a lenda que, nessa ocasião, receoso de um ataque de surpresa às suas forças, por parte dos mouros de Sintra, o soberano incumbiu D. Gil, um cavaleiro templário, que formasse um grupo com vinte homens da mais estrita confiança, para, secretamente, ali irem observar o movimento inimigo, prevenindo-se, ao mesmo tempo, um deslocamento dos mouros de Lisboa, via Cascais, pelo rio Tejo até Sintra. Os cruzados colocaram-se a caminho sigilosamente. Para evitar serem avistados, viajaram de noite, ocultando-se de dia, pela estrada de Torres Vedras até Santa Cruz, pela costa até Colares, buscando, ainda, evitar Albernoz, um temido chefe mouro de Colares, que possuía fama de matador de cristãos. Entre Colares e o Penedo, Nossa Senhora apareceu aos receosos cavaleiros e lhes disse: "Não tenhais medo porque ides vinte, mas mil ides" .

Desse modo, cheios de coragem porque a Senhora estava com eles, ao final de cinco dias de percurso confrontaram o inimigo, derrotando-o e conquistando o Castelo dos Mouros. Em homenagem a este feito foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Milides ("mil ides"), em Colares.

O Castelo dos Mouros é um ponto privilegiado para admirar a vista que se estende desde Sintra até ao mar."




Adoramos visitar o Castelo dos Mouros! Tal como já referi aqui, fizemos uma boa caminhada para chegar ao castelo, uma caminhada por caminhos românticos, selvagens, com vistas maravilhosas... Valeu muito a pena! Adoramos chegar, olhar para trás e apreciar as vistas!!


A Entrada

A subida [Corajosos... :) ]





A Casa do Guarda



Sepultura







Vista para o Centro Histórico




Vista para o Hotel Sintra Jardim




Só lamento ter estado tanto nevoeiro... Nesta altura as vistas são muito mais bonitas... Mas também há muitos mais visitantes.


Espero que gostem e que vos abra o apetite para também visitarem!!



Todas as fotografias publicadas são da autoria da administradora do blogue.
Para ver maior é só clicar sobre elas.

Autora: Cristina Maria Maias Oliveira
Respeite os direitos de autor / se copiar divulgue a autoria.

5 comentários:

  1. Que fotografias maravilhosas de uma vila fantástica em que o nevoeiro que fala, ajuda a enfatizar ainda mais o seu mistério e beleza.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu!!
      A vila de Sintra fica linda sempre em qualquer foto de certeza!!
      E é verdade, o nevoeiro ajuda a acentuar o mistério deste lugar místico!!

      Eliminar
  2. Ainda não conheço a vila de Sintra, é belíssima!

    ResponderEliminar